Legislativo - Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023

Câmara Municipal realiza evento de encerramento da 2a edição do grupo de estudos de LIBRAS

No evento, doze alunos receberam o certificado de conclusão dos estudos

Câmara Municipal realiza evento de encerramento  da 2a edição do grupo de estudos de LIBRAS

A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou nesta quinta-feira, 30 de novembro, um evento de encerramento da 2a edição do grupo de estudos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - nível básico. Na ocasião, os alunos participantes do grupo receberam o certificado de conclusão dos estudos.

A 2a edição do grupo de estudos de LIBRAS teve início em 10 de agosto e se estendeu até 23 de novembro. Foi conduzido pela tradutora e intérprete de LIBRAS da Câmara, Anne Caroline Galvão Pacheco (Carol Galvão). Os encontros para estudos totalizaram vinte horas, divididas em dez encontros de duas horas cada um. O grupo incluiu doze alunos, divididos em duas turmas.

O vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB) agradeceu a todos os envolvidos, “Parabenizo o Presidente da Câmara, Sérgio Roberto Cecotte (Bé Cecote) (PSB), pela iniciativa de promover este grupo de estudos, e parabenizo a nossa intérprete, Carol Galvão, pelo profissionalismo e pela competência em conduzir o grupo”.

Após a entrega dos certificados, Carol Galvão declarou “agradeço ao Presidente da Câmara, Bé Cecote, aos vereadores e a todos desta Casa pela oportunidade. Agradeço aos alunos e os parabenizo pelo empenho e pela dedicação”. Carol também se mostrou satisfeita por constatar, nos alunos, a compreensão do real valor da inclusão em nossa sociedade”.

Para Carol, os integrantes do grupo se mostraram muito interessados. Entre eles, Carol destacou o integrante Senhor Vicente de Paula Oliveira, pelo comprometimento, “Sr. Vicente vinha às aulas de bicicleta. Assistia a vídeos no youtube, treinava LIBRAS em frente ao espelho e se mostrava, sempre, muito interessado em aprender”.

A 2a edição do grupo de estudos – nível básico se encerrou com êxito, contando com sessenta e um interessados em participar e lista de espera, já que as vagas são limitadas. A Câmara planeja, para o primeiro semestre de 2024, a 3a edição do grupo de estudos. Mais informações serão divulgadas oportunamente, em data futura.

Desde o início deste ano, a Câmara conta com a funcionária Carol Galvão, tradutora e intérprete de LIBRAS. A iniciativa busca ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Câmara.