Legislativo - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

Vanessa propõe melhor acolhimento para pacientes ostomizados

Vereadora ainda pediu recapeamento da Rodovia Nelson Caproni

Vanessa propõe melhor acolhimento para pacientes ostomizados

Na 27ª sessão da Câmara Municipal de Rio das Pedras, a vereadora Vanessa Botam (PV) trouxe Indicações visando proporcionar melhor condição a pacientes ostomizados no cotidiano da cidade.

“Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior e essa abertura chama-se estoma”, esclarece Vanessa.

Assim, a vereadora propõe através de Indicações, a criação de programa de atendimento e acolhimento para pacientes ostomizados, com a promoção de rodas de conversa a serem realizadas a cada 15 dias, junto com atendimento psicológico e a reforma dos banheiros públicos do Município de modo a adaptá-los para atender a pacientes ostomizados adequadamente.

“O objetivo é tornar o assunto mais popular para que pessoas próximas a pacientes saibam como lidar e auxiliar, bem como para maior conhecimento dos próprios pacientes – uma vez que muitos não sabem nem mesmo quais são seus direitos”, justificou a parlamentar.

Em sua ultima indicação, Vanessa pediu para que ocorra o recapeamento na Rodovia Nelson Caproni, que liga os municípios de Rio das Pedras e Mombuca, no trecho sob-responsabilidade da Administração Municipal de Rio das Pedras. Além disso, que sejam refeitas as sinalizações de solo e vertical, que estão desgastadas, não visíveis aos motoristas. Em ambas as situações há grandes riscos de acidentes.

A vereadora também participou juntamente com outros parlamentares, de Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor João Augusto de Godoy Neto Hildebrand.

Na Tribuna, a vereadora reafirmou as solicitações e apresentou imagens com sanitários adaptados dirigidos a ostomizados e a situação da Rodovia Nelson Caproni.