Legislativo - Segunda-feira, 18 de Abril de 2022

ESCOLA DO LEGISLATIVO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARAM PALESTRAS SOBRE AUTISMO

Palestras fizeram parte da Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Em 2018, conscientes da importância da conscientização da população quanto ao Transtorno do Espectro Autista - TEA, somando ao esforço abençoado de pessoas voltadas à causa, foi instituída pela Câmara Municipal de Rio das Pedras, a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” no calendário de eventos oficiais da cidade, através da Lei 3.018/2018 de autoria do então vereador Edison Marconato.

A ação recebeu de imediato apoio de pessoas que envolvidas na conscientização, como a assistente social Sra. Jucilene Cerqueira Ferreira e da Senhora Daiane ladeira, embaixadora da causa autista nas redes sociais.

Com esse apoio e a divulgação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rio das Pedras, foram realizadas em 2018 e 2019, ações voltadas à divulgação e esclarecimento do TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Infelizmente não houve possibilidade de realização dos eventos durante o período da pandemia (2020/2021), mas com a retomada da normalidade e agregando mais parceiros nessa caminhada como a secretária de Educação do Município, com certeza o esforço altruísta destas pessoas abnegadas, serão frutificados com o entendimento e inserção dos portadores do TEA em nossa sociedade.

Assim, nesta última quarta-feira (13/04), foi realizado novamente evento voltado à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no Auditório da Câmara Municipal de Rio das Pedras.

A palestra “Conhecendo o Autismo: O Diagnóstico e a Importância da Intervenção Terapêutica” foi proferida pela Psicopedagoga e Psicomotricista Lucileia Marchioreto, enquanto coube a Sra. Liliane Lourenço, mãe da Júlia, criança portadora de autismo, apresentar em seguida, um relato sobre como os pais reagem ao “Receber o Diagnóstico” do TEA para seus filhos.

A segunda preleção da noite, “Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista”, foi apresentada pela Psicopedagoga e Coaching de Pais, Sra. Eliana Saliba Piacentini.

Ocorreu também, logo após as explanações, uma roda de conversa sobre o tema, aberta a todos os presentes. O colóquio foi mediado pela Psicopedagoga Karine Gardin Amaral.

Ao final, o Secretário de Educação Daniel Gonçalves e o presidente da Câmara vereador Edison Marconato, ressaltaram a cooperação e a manutenção da parceria para o próximo ano, com mais ações sendo previstas para a Semana de Conscientização do Autismo, culminando com um ciclo de palestras de alto nível, como aconteceu neste ano.

COMUNICAÇÃO                                                                                                                                           CMRDP  - Texto e Fotos: Antonio Claudio Cossia – MTB: 82.845/SP