ESCOLA DO LEGISLATIVO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARAM PALESTRAS SOBRE AUTISMO

Legislativo - Segunda-feira, 18 de Abril de 2022


ESCOLA DO LEGISLATIVO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARAM PALESTRAS SOBRE AUTISMO

Em 2018, conscientes da importância da conscientização da população quanto ao Transtorno do Espectro Autista - TEA, somando ao esforço abençoado de pessoas voltadas à causa, foi instituída pela Câmara Municipal de Rio das Pedras, a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” no calendário de eventos oficiais da cidade, através da Lei 3.018/2018 de autoria do então vereador Edison Marconato.

A ação recebeu de imediato apoio de pessoas que envolvidas na conscientização, como a assistente social Sra. Jucilene Cerqueira Ferreira e da Senhora Daiane ladeira, embaixadora da causa autista nas redes sociais.  

Com esse apoio e a divulgação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rio das Pedras, foram realizadas em 2018 e 2019, ações voltadas à divulgação e esclarecimento do TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Infelizmente não houve possibilidade de realização dos eventos durante o período da pandemia (2020/2021), mas com a retomada da normalidade e agregando mais parceiros nessa caminhada como a secretária de Educação do Município, com certeza o esforço altruísta destas pessoas abnegadas, serão frutificados com o entendimento e inserção dos portadores do TEA em nossa sociedade. 

Assim, nesta última quarta-feira (13/04), foi realizado novamente evento voltado à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no Auditório da Câmara Municipal de Rio das Pedras.

A palestra “Conhecendo o Autismo: O Diagnóstico e a Importância da Intervenção Terapêutica” foi proferida pela Psicopedagoga e Psicomotricista Lucileia Marchioreto, enquanto coube a Sra. Liliane Lourenço, mãe da Júlia, criança portadora de autismo, apresentar em seguida, um relato sobre como os pais reagem ao “Receber o Diagnóstico” do TEA para seus filhos.

A segunda preleção da noite, “Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista”, foi apresentada pela Psicopedagoga e Coaching de Pais, Sra. Eliana Saliba Piacentini. 

Ocorreu também, logo após as explanações, uma roda de conversa sobre o tema, aberta a todos os presentes. O colóquio foi mediado pela Psicopedagoga Karine Gardin Amaral.

Ao final, o Secretário de Educação Daniel Gonçalves e o presidente da Câmara vereador Edison Marconato, ressaltaram a cooperação e a manutenção da parceria para o próximo ano, com mais ações sendo previstas para a Semana de Conscientização do Autismo, culminando com um ciclo de palestras de alto nível, como aconteceu neste ano.

COMUNICAÇÃO                                                                                                                                           CMRDP  - Texto e Fotos: Antonio Claudio Cossia – MTB: 82.845/SP

Câmara Municipal


Rio das Pedras