Câmara Municipal entregou Moção de Congratulações e Aplausos nesta quarta-feira, 10 de setembro

Legislativo - Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Câmara Municipal entregou Moção de Congratulações e Aplausos nesta quarta-feira, 10 de setembro

A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou a entrega de Moção de Congratulações e Aplausos à Senhora Dagmar de Lourdes Urbano, por seus 37 anos de serviços prestados na Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, na área da Educação A solenidade aconteceu no Auditório Vereador José Valdir Defavari.

O vereador Leandro Fellet Penatti (PL) foi o autor da Moção 100/2025. 

A mesa que dirigiu os trabalhos da solenidade foi composta: pelo vereador Leandro Fellet Penatti (PL); Erica Trevizan, Diretora do Centro Educacional Infantil Júlio Celestino da Cunha André (a última instituição de ensino onde a homenageada trabalhou); Luciane Furoni, representando os professores; Antônio Carlos Ponte Júnior, representando os familiares da homenageada.

“Essa homenagem é motivo de grande orgulho pra mim. Foram quase 4 décadas de trabalho e dedicação – 10 prefeitos, 10 gestores, supervisores, professores e funcionários. Se fosse citar todos os nomes, passaria a noite. Sempre acreditei que a educação é o caminho mais sólido para a transformação da sociedade. Cada vida educada ao longo da jornada, reafirmaram minha vocação e fé no setor público. Agradeço pela honraria à Câmara e ao vereador Leandro Penatti. Encerrei a minha jornada com chave de ouro. Muito obrigada”, declarou Dagmar.

Leandro Penatti enalteceu o profissionalismo e a dedicação da homenageada, “Resolvi prestar esta homenagem, merecida, à Dagmar, que dedicou por 37 anos à comunidade. Sua trajetória é marcada pelo compromisso, pela responsabilidade e amor ao serviço público. Sua atuação é um exemplo de profissionalismo e dedicação. Também reconheço os demais professores, companheiros de jornada da Dagmar, que diariamente enfrentam desafios, mas seguem firmes para formar cidadãos”.

 

Biografia da Homenageada

A Professora Dagmar de Lourdes Urbano atuou na área de Educação desde 1988, quando começou a trabalhar por meio de um convênio entre governo do estado e prefeitura de Rio das Pedras.

Nascida em Rio das Pedras no dia 12 de fevereiro de 1951, filha do Sr. Raul Urbano e da Sra. Maria Umbelina Parizi Urbano, ambos falecidos, Dagmar, era a filha mais velha do casal, que contava com mais dois irmãos: Walquíria e Raul César. Casou-se em julho de 1976 com Antônio Carlos de Pontes. Ficou casada durante 31 anos. Dessa união, nasceram dois filhos: Fernanda Cristina Urbano Pontes, casada com Giliano Ferreira Piassa e Antônio Carlos Pontes Júnior, casado com Juliana Petrini Pontes.

No início de sua carreira, em 1988, Dagmar trabalhava por meio de um convênio, que era chamado Promdepar. Esse convênio servia para atuar na Escola Estadual Professora Ignez Brioschi Rubim, que não tinha o prédio pronto ainda. Dagmar, então, trabalhava no prédio da Escola Waldomiro Domingos Justolim.

Em 1989, prestou o concurso público, passou e se tornou funcionária pública municipal, trabalhando nessa escola até maio de 1990. Em junho do mesmo ano, trabalhava no período da tarde na Escola Lúcia Marrano (Nosso Teto), realizando folha de pagamento das professoras do Estado.

No dia 26 de setembro de 1990, pela Lei 1.481, a Pré-Escola Municipal, situada no Núcleo Habitacional Monsenhor Cecílio Coury, passou a se chamar Centro Educacional Infantil Julia Celestino da Cunha André. Dagmar iniciou as primeiras matrículas para a primeira turma da pré-escola, em 1991, depois da inauguração do Centro Educacional.

Encerrou sua vida de funcionária pública no dia 21 de agosto de 2025. Atualmente, Dagmar tem dois netos: Felipe Pontes Fuzeto, de 25 anos, e Raul Petrini Pontes, de 2 anos.

 

Câmara Municipal


Rio das Pedras