A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou nesta terça-feira, 28 de maio, o evento de encerramento da 3a edição do grupo de estudos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - nível básico. Na ocasião, os alunos participantes do grupo receberam o certificado de conclusão dos estudos.
A 3a edição do grupo de estudos de LIBRAS teve início em de 20 de fevereiro e se estendeu até 14 de maio. Foi conduzido pela tradutora e intérprete de LIBRAS da Câmara, Anne Caroline Galvão Pacheco (Carol Galvão). Os encontros para estudos totalizaram vinte horas, divididos em dez encontros de duas horas cada encontro. O total de alunos foi dividido em duas turmas.
O vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB) parabenizou a iniciativa, “o grupo de estudos da Câmara é um estímulo ao exercício da cidadania, à inclusão e à acessibilidade”.
O vereador Edison Donizete Marconato (Republicanos) lembrou a importância de iniciativas como a do grupo de estudos, “fico bastante contente com a conclusão de mais uma edição do grupo de estudos. Tenho trabalhado muito para a concretização de ações inclusivas”.
Após a entrega dos certificados, Carol Galvão se declarou satisfeita, “todos os alunos merecem os parabéns, pois tentaram dar o seu melhor. Acredito que tenham compreendido um pouco mais da cultura surda, como por exemplo, não usar o termo ‘surdo-mudo’, mas sim ‘surdo’, entre outras coisas”.
A 3a edição do grupo de estudos - nível básico se encerrou com grande êxito, contando com outros interessados em participar e lista de espera, já que as vagas são limitadas. A Câmara planeja, para o segundo semestre, a 4a edição do grupo. Mais informações serão divulgadas oportunamente, em data futura.
Desde janeiro de 2023, a Câmara conta com a funcionária Carol Galvão, tradutora e intérprete de LIBRAS. A iniciativa busca ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Câmara.
Rio das Pedras