O Dia 26 de Setembro é o Dia Nacional do Surdo e, para ressaltar a importância da comemoração, a Câmara Municipal de Rio das Pedras resgata um pouco da história desta data e enfatiza a urgência de ações e políticas públicas de inclusão nos diversos espaços sociais.
A data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, em que se comemora também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia do Atleta Paralímpico.
Na data de 26 de Setembro, também é celebrada uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos, o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Desde janeiro de 2023, a Câmara conta com a tradutora e intérprete de LIBRAS, Carol Galvão (Anne Caroline Galvão), que atua nas sessões da Câmara, fazendo a tradução simultânea em LIBRAS, e promove e ministra o Grupo de Estudos de LIBRAS - módulo básico na Câmara de Rio das Pedras, que já está na sua segunda edição.
A Câmara, com a atuação desta profissional, deu mais um passo rumo à inclusão e à acessibilidade. “Esta data é importante para dar visibilidade à comunidade surda, para a população em geral; e o trabalho na Câmara tem o objetivo de fomentar políticas de acessibilidade, estimular a empatia, possibilitar a inclusão e viabilizar as trocas entre as pessoas, sejam elas ouvintes, ou surdas”, declarou Carol Galvão.
Fonte Consultada:https://www.gov.br/mdh/
Rio das Pedras