A Câmara Municipal de Rio das Pedras, através de Moção de Congratulações e aplausos de autoria do vereador Jeandre Deive Roncato (PSDB), prestou homenagem nesta última quarta-feira (15) à Senhora Florisa Manesco Schiavon. Também esteve presente à entrega da Moção o vice-prefeito Trudpert Alan Leite Riesterer.
Muitos foram os momentos de emoção proporcionados pelos familiares de Florisa. Desde a exibição de vídeo com imagens de sua trajetória de vida, passando pelas palavras dos filhos e culminando com a mensagem de sua filha Vânia, residente nos estados Unidos.
Os filhos Viviane Schiavon Barbosa e Caio Schiavon fizeram uso da palavra, enaltecendo a figura materna e suas virtudes de mãe e destacando que com perseverança e esforço, não há limites para o aprendizado e evolução.
Nascida em 31 de outubro de 1943 na cidade de Rio das Pedras, quando jovem trabalhou na roça, e após ter se casado, atingiu seu primeiro sonho tornando-se professora de corte e costura, transmitindo esse conhecimento por mais de 20 anos.
Após o falecimento de seu marido, já com 58 anos, Florisa recebeu de sua filha Vânia que residia nos Estados Unidos, o pedido para que fosse morar com ela, a fim de auxiliar na criação dos filhos gêmeos que estavam para nascer.
Florisa embarcou nessa aventura aos 58 anos, idade na qual muitos se acomodariam. Preferiu assim iniciar um novo desafio, que era viver em um país cujo idioma não era o seu. Lembrando que Florisa apenas estudou até o quarto ano escolar.
Com sua capacidade de superação, vencendo as adversidades, matriculou-se na Universidade de Tampa no Estado da Flórida, que oferecia cursos de idiomas para estrangeiros. Ainda no primeiro ano nos EUA, consegue sua permissão de trabalho e começa a trabalhar na loja de departamento Target. Em seguida, conquistar o Green Card e após cinco anos tornou-se Cidadã Norte Americana.
Após 10 anos, tendo concluído 5 anos de estudos e com 68 anos de idade, Florisa retorna ao Brasil para realizar mais um sonho. Abre a sua própria escola de inglês, que neste já completou 11 (onze) anos.
Hoje Florisa continua em atividade em sua escola particular, e também colabora socialmente, pois executa projeto social ensinando o idioma gratuitamente no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Rio das Pedras.
O vice-prefeito Tutinho em suas palavras ressaltou a importância do legado da Família Manesco Schiavon para a cidade e se declarou feliz pela homenagem prestada em vida.
“É uma grande honra entregar essa Moção de Congratulações e Aplausos a Senhora Florisa reconhecendo sua contribuição tanto profissional como voluntária, que proporcionou desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional à Rio das Pedras”, declarou Nabuco, vereador autor da homenagem.
Texto e fotos: Antônio Claudio Cossia – MTB: 82.845/SP
Rio das Pedras