A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou na terça-feira, 11 de abril, palestra sobre o autismo, como atividade integrante da Semana de Conscientização do Autismo, evento realizado pela parceria entre a Câmara e a Secretaria de Educação de Rio das Pedras.
A palestra, “Autismo: a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento e autonomia da criança”, foi ministrada pela profissional Lucileia Marchioreto, pedagoga e psicopedagoga, psicomotricista, especialista em primeira infância, mestre em gestão e saúde coletiva.
Para um auditório repleto de pais e mães e profissionais de saúde e educação, Lucileia deu início à sua exposição ressaltando a importância do diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA), “os primeiros a observarem são os pais, mas o difícil é a aceitação. Há quem aceite e vá atrás, porque tem a informação; e temos quem veja e não aceite. E a não aceitação retarda o reconhecimento do transtorno e atrapalha o desenvolvimento da criança”.
Em seguida, a palestrante reforçou o papel de educadores e profissionais da saúde no tratamento de crianças com TEA, “cabe a nós, educadores e profissionais de saúde, que temos formação e um olhar diferenciado, oferecer auxílio e ajuda. A escola é o melhor lugar para esta criança se desenvolver. Somos preparados para lidar com as fases de desenvolvimento dos alunos”.
Embora Lucileia tenha apresentado características recorrentes no comportamento de autistas, lembrou aos espectadores que cada criança tem suas particularidades e traços únicos. “Também é importante estarmos atentos para a singularidade de cada um. Cada criança tem um perfil próprio, com suas características”, alertou a psicopedagoga.
De acordo com Lucileia, hoje existem métodos utilizados no tratamento do autismo, como modelo de intervenção comportamental; reforço positivo; análise da influência dos fatores do ambiente; análise do comportamento aplicada (do inglês,Applied Behavior Analysis, ABA); treinamento de respostas de pivô (TRP); além de orientação e suporte à família, dados por profissionais de saúde e educação.
No ambiente escolar, os professores podem lançar mão de estratégias para manter a atenção do aluno autista em sala de aula, como privilegiar vínculos afetivos; utilizar linguagem objetiva; privilegiar as habilidades; propor pequenas tarefas; incentivar sempre; propor atividades que estimulem o pensamento lógico; adaptar currículo e métodos avaliativos; evitar atividades longas, entre outras.
Como frase síntese de sua palestra, Lucileia concluiu sua fala afirmando que a criança com diagnóstico de TEA precisa ser incluída não só na escola, mas em todas as instâncias da sociedade. Ao citar a música “Azul da Cor do Mar”, eternizada por Tim Maia, a palestrante ressaltou a todos o quanto também podemos aprender com crianças com TEA, “Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir / Tenho muito pra contar, dizer que aprendi / Ver na vida algum motivo pra sonhar / Ter um sonho todo azul, azul da cor do mar”.
Semana de Conscientização do Autismo
A Câmara Municipal de Rio das Pedras, em parceria com a Secretaria de Educação do município, realiza, nesta semana, a Semana de Conscientização do Autismo.
A Semana integra o calendário de eventos oficiais de Rio das Pedras, atendendo à Lei n. 3.018/2018, de autoria do vereador Edison Donizete Marconato.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme definição disponibilizada no site do Ministério da Saúde, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Rio das Pedras